O que é o empréstimo com garantia de imóvel? Eu posso perder minha casa?

Atualmente, várias instituições financeiras estão focando nos empréstimos com garantia como o principal produto de crédito, principalmente o crédito imobiliário ou Home Equiity.

Mas você sabe como funciona esse tipo de empréstimo? Entende a tal alienação de imóvel? O crédito com garantia é uma opção de financiamento em que o cliente consegue melhores condições como taxas mais baixas, prestações menores e prazos maiores colocando um bem como garantia.

 Parece complicado, mas nesse texto vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto para que não fique inseguro na hora de decidir.

O que é alienação de imóvel?

Alienação de bens ou alienação fiduciária é um recurso legal utilizado para transferir a propriedade de um bem, nesse caso um imóvel, para uma instituição financeira durante uma operação de crédito. A operação com garantia permite que a instituição forneça empréstimos com juros muito mais baixos e prazos mais longos.

Enquanto o contrato está ativo e existem parcelas do empréstimo a serem pagas, a instituição financeira tem a posse indireta do bem e o cliente tem a posse direta e usufruto, ou seja, pode continuar a morar ou alugar o imóvel. Com a quitação das parcelas e o consequente fim do contrato o imóvel retorna ao proprietário.

O cliente também pode vender esse imóvel durante a vigência do contrato, desde que, com o valor da venda, a dívida seja quitada com a instituição que forneceu o empréstimo.

A alienação fiduciária foi instituída em 1997 com a Lei nº 9.514, que simplificou o processo e diminuiu a burocracia, o que incentivou os bancos a continuarem realizando esse tipo de transação. 

Como funciona?

Apesar de mais simples e menos burocrático, o processo para conceder o crédito imobiliário é parecido com outras modalidades de empréstimos. Nesse caso, também é feita uma análise de crédito para comprovação de renda e para se certificar que o cliente poderá arcar com o valor das parcelas.

Apresentar um bem como garantia não assegura que o empréstimo será liberado. A garantia serve para que os bancos e instituições financeiras possam oferecer juros menores e prazos maiores nas operações de crédito, o que reduz a possibilidade de inadimplência.

Normalmente, é recomendado que as parcelas do empréstimo não comprometam mais do que 30% da renda mensal do cliente e, por lei, as instituições podem emprestar valores correspondentes a até 60% do valor do imóvel.           

Mas afinal, eu posso perder minha casa?

A retomada do bem é uma medida extrema em casos de inadimplência persistente, porém, esse é um processo muito caro para o banco ou financeira, que ainda corre o risco de não recuperar todo o valor emprestado.

O imóvel retomado pelo banco em casos de não pagamento vai a leilão e o valor da venda é utilizado para amortizar a dívida. O valor excedente é devolvido para o cliente. Nesses casos, a instituição apenas recupera o valor que deu como crédito, não tem nenhum lucro com a operação.

Quais as vantagens desse tipo de empréstimo?

A maior vantagem são as taxas de juros muito menores em comparação com as taxas oferecidas em outras modalidades de empréstimos.

Outra grande vantagem são os prazos muito maiores. Nessa modalidade é possível parcelar o financiamento em até 180 vezes, o que possibilita uma liberação maior de recursos com parcelas mensais mais baixas.

Enquanto você estiver estudando as alternativas de crédito, faça simulações e compare os valores pagos por mês e os montantes da dívida em diferentes categorias como Crédito com Garantia de Imóvel, cheque especial, empréstimos pessoais e consignados.

Para mais informações, fale com um de nossos especialistas ou faça uma simulação na plataforma online da Out Red, é gratuita! https://outred.com.br/

Fonte: https://baripromotora.com.br/o-que-e-emprestimo-com-garantia-de-imovel-eu-posso-perder-minha-casa/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s